Calculadora de Exposição e Resolução Online

A fotografia é uma arte que envolve muitos elementos, incluindo a exposição e a resolução. Para ajudar os fotógrafos a calcular a exposição e a resolução de suas câmeras, apresentamos a calculadora de exposição e resolução. Essa calculadora é uma ferramenta útil e fácil de usar que pode ser acessada online de qualquer lugar. Com ela, é possível garantir que suas fotos tenham a exposição e a resolução adequadas, resultando em imagens de qualidade superior.

A exposição refere-se à quantidade de luz que atinge o sensor da câmera e é determinada pela abertura do diafragma, velocidade do obturador e sensibilidade ISO. A resolução refere-se ao número de pixels na imagem e é determinada pelo tamanho e qualidade do sensor da câmera e pela resolução escolhida.

Advertisements

Calculadora de Exposição e Resolução

Preencha os dados abaixo para fazer os calculos, caso não saiba quais dados preencher, instruções seguem depois da calculadora. Segue nossa calculadora de Exposição e Resolução:













Advertisements

Como usar a Calculadora de Exposição e Resolução

Para usar a calculadora, preencha os campos. Abaixo temos uma explicação de cada campo da calculadora:

  1. Abertura do diafragma (f/stop): A abertura do diafragma controla a quantidade de luz que entra na câmera. Quanto menor o número f/stop, maior a abertura e mais luz entra na câmera. Por exemplo, f/2.8 permite mais luz do que f/8.0. Use o campo de entrada para inserir o valor da abertura do diafragma.
  2. Velocidade do obturador (segundos): A velocidade do obturador determina a quantidade de tempo que a câmera expõe o sensor à luz. Quanto mais tempo o obturador estiver aberto, mais luz entrará na câmera. Por exemplo, 1/125 de segundo é mais rápido que 1/30 de segundo. Use o campo de entrada para inserir o valor da velocidade do obturador em segundos.
  3. Sensibilidade ISO: A sensibilidade ISO controla a sensibilidade do sensor à luz. Quanto maior o número ISO, mais sensível o sensor é à luz e mais luminosa será a imagem. No entanto, quanto mais alto o número ISO, mais granulado será a imagem. Use o campo de entrada para inserir o valor da sensibilidade ISO.
  4. Tamanho do sensor: O tamanho do sensor da câmera afeta a qualidade da imagem. Sensores maiores produzem imagens de maior qualidade e melhor resolução. Selecione o tamanho do sensor da câmera no campo de seleção.
  5. Resolução: A resolução da imagem é a quantidade de pixels na imagem. Quanto mais pixels na imagem, maior será a qualidade e o tamanho da imagem. Selecione a resolução desejada no campo de seleção.

Após preencher todos os campos, clique no botão “Calcular”. A calculadora fornecerá a exposição em EV (Valor de Exposição) e a porcentagem de resolução. A exposição em EV é uma medida padronizada da quantidade de luz em uma cena fotográfica. A porcentagem de resolução mostra a quantidade de pixels na imagem em relação ao tamanho do sensor da câmera.

Advertisements

Como fazer o cálculo da exposição?

A exposição é determinada pela abertura do diafragma, velocidade do obturador e sensibilidade ISO. Para calcular a exposição manualmente, siga estes passos:

  1. Determine o valor da abertura do diafragma. Quanto menor o número f/stop, maior a abertura do diafragma e mais luz entra na câmera. Por exemplo, f/2.8 permite mais luz do que f/8.0.
  2. Determine o valor da velocidade do obturador. A velocidade do obturador determina a quantidade de tempo que a câmera expõe o sensor à luz. Quanto mais tempo o obturador estiver aberto, mais luz entrará na câmera. Por exemplo, 1/125 de segundo é mais rápido que 1/30 de segundo.
  3. Determine o valor da sensibilidade ISO. A sensibilidade ISO controla a sensibilidade do sensor à luz. Quanto maior o número ISO, mais sensível o sensor é à luz e mais luminosa será a imagem. No entanto, quanto mais alto o número ISO, mais granulado será a imagem.
  4. Use a fórmula abaixo para calcular a exposição: Exposição = log2 (Abertura^2 / Velocidade do obturador) + log2 (Sensibilidade ISO / 100)Por exemplo, se a abertura do diafragma for f/2.8, a velocidade do obturador for 1/125 de segundo e a sensibilidade ISO for 400, o cálculo da exposição seria: Exposição = log2 (2.8^2 / 0.008) + log2 (400 / 100) = 11,7 EV
Advertisements

Como fazer o calculo de resolução?

A resolução da imagem é a quantidade de pixels na imagem. Para calcular a resolução manualmente, siga estes passos:

  1. Determine o tamanho do sensor da câmera. Sensores maiores produzem imagens de maior qualidade e melhor resolução.
  2. Determine a resolução desejada em pixels. Quanto mais pixels na imagem, maior será a qualidade e o tamanho da imagem.
  3. Use a fórmula abaixo para calcular a resolução: Resolução = (Resolução desejada em pixels / Área do sensor) x 100%Por exemplo, se a resolução desejada for 1920×1080 pixels e o tamanho do sensor da câmera for 36x24mm, o cálculo da resolução seria: Área do sensor = 36 x 24 = 864 mm² Resolução = (1920 x 1080 / 864) x 100% = 244,8%

portrait of man holding retro camera

Espero que tenham gostado dessa página sobre: Calculadora de Exposição e Resolução Online

O DigitalKW é um site que compartilha ferramentas criadas para solucionar problemas simples dos visitantes. Nossas ferramentas geralmente funcionam com ajuda da Inteligência Artificial e seu imenso banco de dados global.

Caso aconteça algum erro na ferramenta que está usando, tente atualizar a página ou entrar em contato com suporte. Você também pode sugerir ou solicitar ferramentas que realizam diferentes funções.

WhatsApp Icon